As vantagens da Agricultura Regenerativa e como colocá-la em prática!

   A agricultura regenerativa pode produzir alimentos nutritivos para a crescente população mundial ao mesmo tempo em que compensa o impacto das ações antrópicas no ecossistema? A resposta é sim! Esse modelo de produção possibilita a restauração do meio-ambiente, tornando a agricultura uma solução para os problemas ambientais.

   A prática regenerativa traz melhorias para a qualidade do solo, restaura e mantêm sua fertilidade, além de conservar e, inclusive, aumentar a biodiversidade dos ecossistemas, trazendo mais resiliência ambiental e econômica aos sistemas produtivos. Além disso, por aumentar a matéria orgânica presente no solo, a agricultura regenerativa auxilia também na capacidade de retenção de água e no sequestro de carbono em maiores profundidades, reduzindo os níveis de CO2 atmosférico que impactam o clima.

   Mas como você, produtor, pode colocar isso em prática? Bom, o conceito engloba diversas técnicas agrícolas que se baseiam no manejo consciente da produção. Vamos olhar quais são elas:

  • A rotação de culturas ou sucessão de mais de uma espécie de planta na mesma área é um importante pilar para a melhoria da biodiversidade, além de reduzir os impactos causados pela monocultura como a degradação física, química e biológica do solo e o desenvolvimento de pragas; 
  • Adoção do sistema de plantio direto na palha e o mínimo revolvimento do solo, ou seja, cobrir o cultivo o ano todo, para que a terra não fique “descoberta” durante as entressafras, o que ajuda a evitar a erosão do solo e aumenta a infiltração e retenção de água e o sequestro de carbono;
  • Redução do uso de agroquímicos pelo manejo da fertilidade do solo através do plantio de culturas de cobertura e uso de biofertilizantes que realizam a manutenção dos microrganismos benéficos para promover a liberação, transferência e ciclagem de nutrientes essenciais do solo para a planta;
  • Sistemas integrados de produção com a combinação de sistemas produtivos agrícolas, pecuários e florestais dentro de uma mesma área, o que estimula naturalmente o desenvolvimento das plantas e aumenta a fertilidade do solo, a biodiversidade de insetos e plantas e o sequestro de carbono do ecossistema.

   Esse assunto estará em grande evidência nos próximos anos em todo o planeta, uma vez que os agricultores têm percebido a importância de conciliar a produção agrícola com a preservação do meio-ambiente. Já é possível observar o avanço na adesão de produtos de base biológica para controle de pragas e doenças, além do aumento significativo da adoção do sistema de plantio direto na palha sem o revolvimento do solo. 

   A agricultura regenerativa caminha em conjunto com a demanda mundial por tecnologias mais sustentáveis que atendam às necessidades de produção alimentar com redução de impactos. Por fim, essa prática é uma importante aliada ao equilíbrio natural de solos saudáveis, que vão auxiliar os produtores a produzirem alimentos mais diversificados com alta produtividade e qualidade. Continue acompanhando nossos conteúdos, nos próximos artigos vamos tratar mais a fundo da Agricultura Regenerativa e suas vantagens para o desenvolvimento sustentável do nosso agro.

Marcos Fava Neves é Professor Titular (em tempo parcial) das Faculdades de Administração da USP em Ribeirão Preto e da EAESP/FGV em São Paulo, especialista em planejamento estratégico do agronegócio. 

Vinícius Cambaúva é associado na Markestrat Group, formado em Engenharia Agronômica pela FCAV/UNESP e aluno de mestrado na FEA/USP em Ribeirão Preto – SP.

Beatriz Papa Casagrande é consultora na Markestrat Group, graduada em Engenharia Agronômica pela ESALQ/USP e aluna de mestrado na FEA/USP em Ribeirão Preto – SP.

Posts Relacionados

A importância da biodiversidade na agricultura

Já faz algum tempo que o vocabulário agrícola incorporou termos como sustentabilidade, reflorestamento e economia verde. Podemos dizer, sem receio, que isto é uma evidência ...
Leia mais →

ESG no agronegócio – um divisor de águas

A sustentabilidade se impõe a cada dia no ambiente agrícola. De um lado a consciência de muitos produtores, do outro, a pressão do mercado, e, ...
Leia mais →

Nematoides na plantação de soja

Os nematoides  na plantação de soja representam um dos maiores desafios para os produtores brasileiros. Estes vermes microscópicos se alimentam das raízes das plantas, que ...
Leia mais →