Programa +Biota – biota do solo no comando das decisões

A biota de um solo é o maior tesouro de um agricultor. Mas, por incrível que pareça, poucos são os produtores que conhecem a fundo a área que cultivam. Com isso, acabam perdendo oportunidades e deixam de tirar o melhor proveito de suas plantações, inclusive em termos financeiros. Para mudar isso, precisamos trazer um pouco mais de amplitude à maneira como pensamos a agricultura. 

Este é o propósito do Programa +Biota, desenvolvido pela Agrivalle. Ele se concentra na base de qualquer plantação – a terra – a fim de garantir um impacto positivo no agroecossistema, investindo em sua biodiversidade e buscando garantir as propriedades estruturais do solo.

O ponto de partida do Programa +Biota é uma análise minuciosa da área de cultivo, especialmente dos organismos vivos que se desenvolvem no solo. Estes seres são responsáveis, não só por sua composição orgânica, mas por boa parte dos processos que nele ocorrem, impactando, inclusive, na produtividade da lavoura.

O poder do coletivo na biota do solo

Se procurar no dicionário (ou na Wikipedia), você vai ler que biota (do grego, bíos = vida) é o conjunto de seres vivos que habita um ambiente geológico. Aqui, temos que considerar que a sobrevivência de qualquer ser tem relação direta com fatores abióticos – como luz, umidade, clima etc. Assim, a partir das condições da região onde se encontra, uma biota específica se desenvolve em cada solo. São as relações de interdependência que os organismos ali presentes desenvolvem que determinam como ele será. 

Munido do conhecimento de tais relações, o agricultor pode usá-las a seu favor. Da mesma forma, adquire capacidade para prevenir problemas, afinal, as interações entre os microorganismos que vivem no solo podem seguir os mais diversos caminhos, havendo possibilidade de situações de parasitismo, de epifitismo etc. Isso é determinante para a proliferação de vida no local, e é justamente aí que o produtor encontra perspectivas para otimizar suas ações.

Programa +Biota

Desenvolver soluções para o agro a partir de relações ecológicas é uma das especialidades da Agrivalle. Desde 2003, temos visto agricultores adotarem as mais variadas estratégias em suas plantações. Tal experiência nos mostrou como a saúde de uma área de cultivo está intensamente relacionada à coordenação da dinâmica que se dá na biota do solo com toda e qualquer interferência que fazemos nele

Foram estes pensamentos que nos levaram à criação do +Biota. Nele conseguimos articular práticas e conceitos em total consonância com nossos propósitos, resultando num programa que gira em torno do equilíbrio biológico na plantação. Na prática, de maneira resumida, podemos dizer que alcançamos tal ideal a partir da caracterização dos solos e dos cultivos a fim de apoiar produtores na tomada de decisões sobre como fazer o manejo de sua lavoura. 

Para isso, antes de tudo, mapeamos os problemas presentes em solos e plantas, focando naqueles que, de alguma forma, impedem o aumento de produtividade. Na conclusão desta etapa, temos um panorama dos fatores impeditivos e podemos planejar melhor como lidar com eles. Tudo é analisado a fundo e com rigor científico, de modo que o agricultor terá mais segurança para conduzir a operação e tomar decisões.

Dessa forma, o +Biota pretende dar ao agricultor a consciência exata do contexto onde sua plantação se desenvolve, de modo que ele terá base para decisões mais assertivas. Sabendo o que a biota do solo oferece – sejam benefícios ou armadilhas – ele pode fazer a melhor composição, definindo quais insumos vai utilizar, quais técnicas vai aplicar etc. 

É claro que um projeto como este não se encerra da noite para o dia. Trata-se de uma empreitada de longo prazo, iniciada em 2019 e, por enquanto, ativa apenas em alguns clientes. Mesmo assim, já estamos colhendo bons frutos e aprendizados, que vamos dividir numa série de posts aqui.

Posts Relacionados

A importância da biodiversidade na agricultura

Já faz algum tempo que o vocabulário agrícola incorporou termos como sustentabilidade, reflorestamento e economia verde. Podemos dizer, sem receio, que isto é uma evidência ...
Leia mais →

ESG no agronegócio – um divisor de águas

A sustentabilidade se impõe a cada dia no ambiente agrícola. De um lado a consciência de muitos produtores, do outro, a pressão do mercado, e, ...
Leia mais →

Nematoides na plantação de soja

Os nematoides  na plantação de soja representam um dos maiores desafios para os produtores brasileiros. Estes vermes microscópicos se alimentam das raízes das plantas, que ...
Leia mais →