Você já imaginou o que vem além do sustentável? Conheça os Sistemas Regenerativos

As transformações do macroambiente, seja por questões sanitárias, fatores  geopolíticos ou a evolução constante do pensamento sustentável e consumo consciente,  impactam diretamente na produção e condução das atividades agrícolas. 

Quando falamos em sustentabilidade, podemos pensar em um longo processo  histórico que demandou e vem exigindo cada vez mais um amadurecimento da consciência humana para lidar com a grande velocidade do desenvolvimento econômico e tecnológico, que se não for bem gerido e utilizado de maneira consciente, pode tornar os desastres  ambientais cada vez mais frequentes. 

De uma maneira geral, um dos principais paradigmas do agronegócio está na  utilização de recursos naturais e a relação que este uso tem com a preservação da  biodiversidade e dos ecossistemas. Nesse sentido, esse novo olhar para a forma de  produzir consolida novos modelos de negócios por meio de oportunidades com inovações disruptivas para a agricultura mundial, onde o manejo sustentável se alia à capacidade produtiva. Assim, é pautado em uma visão integrada do meio ambiente e da produção, impactando diretamente na competitividade do agro brasileiro de modo que se torna estratégico para agricultores interessados em manter ou melhorar sua rentabilidade

 

Rumo a uma agricultura cada vez mais sustentável 

Novos modelos de produção baseados em ações que protejam a natureza e a saúde animal e humana estão se tornando cada vez mais relevantes. Dessa forma, a  implementação de sistemas regenerativos tem potencial para liderar a transformação produtiva para além de uma atitude sustentável. Baseados na restauração da natureza, podem tornar a agricultura uma solução para os problemas ambientais, agregando vida ao ecossistema para que o ambiente possa expressar sua capacidade de regeneração e estruturação, impulsionando a construção de uma melhor qualidade de vida no planeta. 

O uso racional dos recursos da natureza, a redução de agroquímicos e a  incorporação de produtos biológicos que realizam a manutenção de microrganismos  benéficos ao desenvolvimento e proteção das culturas são alguns dos pilares da  regeneração, o que aumenta a biodiversidade do sistema produtivo como um todo, por meio da vida como fonte geradora de vida. Como consequência, ultrapassa o manejo  sustentável, trazendo não só resiliência ambiental como, também econômica. 

O amplo alcance dos sistemas regenerativos

Incorporar uma consciência sustentável ao manejo das lavouras é estratégico para o agronegócio brasileiro. 

A partir de uma visão ampla sobre como os sistemas regenerativos podem gerar impactos positivos para as mais diversas esferas da sociedade e do planeta, entendemos  que esse novo modelo de produzir possibilita uma relação mais harmônica entre os  indivíduos, a natureza e as diferentes áreas da atuação humana, uma vez que enxerga o  ecossistema com uma conexão mais profunda entre as diferentes formas de vida e o  patrimônio natural que será deixado para as gerações futuras.

Além disso, é preciso ter em mente que parte fundamental da regeneração dos  modelos de produção é o solo, responsável pelos serviços ecossistêmicos imprescindíveis  para a continuidade da vida. Manter a fertilidade e a saúde do solo requer um esforço de  gestão consciente que traz ganhos desde o produtor até o consumidor final. Chegou a hora e a vez de uma nova visão produtiva sustentável e você não deveria ficar de fora! 

 

O texto Você já imaginou o que vem além do sustentável? Conheça os Sistemas  Regenerativos foi escrito por:

Marcos Fava Neves é Professor Titular (em tempo parcial) das Faculdades de Administração da USP em Ribeirão Preto e da EAESP/FGV em São Paulo, especialista em planejamento estratégico do agronegócio.  

Vinícius Cambaúva é associado na Markestrat Group, formado em Engenharia Agronômica pela FCAV/UNESP e aluno de mestrado na FEA/USP em Ribeirão Preto – SP. 

Beatriz Papa Casagrande é consultora na Markestrat Group, graduada em Engenharia Agronômica pela ESALQ/USP e aluna de mestrado na FEA/USP em Ribeirão Preto – SP. 

Posts Relacionados

A importância da biodiversidade na agricultura

Já faz algum tempo que o vocabulário agrícola incorporou termos como sustentabilidade, reflorestamento e economia verde. Podemos dizer, sem receio, que isto é uma evidência ...
Leia mais →

ESG no agronegócio – um divisor de águas

A sustentabilidade se impõe a cada dia no ambiente agrícola. De um lado a consciência de muitos produtores, do outro, a pressão do mercado, e, ...
Leia mais →

Nematoides na plantação de soja

Os nematoides  na plantação de soja representam um dos maiores desafios para os produtores brasileiros. Estes vermes microscópicos se alimentam das raízes das plantas, que ...
Leia mais →