Os bioinsumos no futuro da agricultura

Os insumos biológicos desempenham um papel determinante no futuro da agricultura, pois oferecem uma alternativa sustentável aos fertilizantes químicos e pesticidas convencionais. Este diferencial pode ser identificado ao longo de todo desenvolvimento dos produtos, que tem como ponto de partida a análise das dinâmicas que se dão na natureza.

Para trabalhar em sintonia com o meio-ambiente, os bioinsumos contam com formulações baseadas em substâncias de origem biológica com propriedades que contribuem com o crescimento das plantas, com o aumento da produtividade e com a proteção das culturas contra doenças e pragas. É observando a natureza que os pesquisadores identificam microrganismos, extratos de plantas, enzimas e outras substâncias orgânicas capazes de cumprir tal função.      

Estudos de consumo apontam perfis cada vez mais exigentes quanto à alimentação e à preservação ambiental, ao passo que a ciência revela os riscos que as mudanças climáticas trazem para a produção agrícola. De fato, estamos falando de uma das atividades mais dependente dos recursos naturais.          

Norte no cultivo sustentável

Uma das principais vantagens dos bioinsumos é sua ação harmônica com o meio ambiente. Ao unir eficácia e equilíbrio, eles promovem produtividade sem os riscos presentes na administração de produtos químicos sintéticos. Além do impacto negativo bastante reduzido sobre a qualidade do solo, a biodiversidade e a contaminação da água, os biológicos podem ajudar a melhorar a saúde das plantas a longo prazo, fortalecendo seu sistema imunológico e aumentando sua resistência a doenças.

Assim, os bioinsumos desempenham um papel importante no desenvolvimento de sistemas agrícolas sustentáveis, um dos pilares do futuro da agricultura. Como têm modo de ação baseado nas dinâmicas da natureza, eles potencializam as relações entre os organismos presentes na biota do solo, otimizando-as. Dessa forma, em vez de interferir de maneira agressiva causando perdas para resolver problemas, acabam por contribuir com a promoção da diversidade biológica enquanto protegem e defendem as plantas de pragas e doenças. Além disso, têm o potencial de aumentar a eficiência no uso de recursos, já que podem melhorar a absorção de água e nutrientes pelas plantas.  

Em função de tudo isso, os bioinsumos se transformaram em peça essencial em qualquer tipo de sistema de produção orgânica. Seu potencial para compor conjuntos de práticas de cultivos amigáveis com o meio ambiente, aliás, é indispensável a qualquer projeto de agricultura sustentável.      

O futuro da agricultura tem que ser sustentável!

No cenário que se desenha para o futuro da agricultura, espera-se que os bioinsumos desempenhem um papel cada vez mais importante. As projeções realizadas no setor, indicam crescente demanda de alimentos sustentáveis, saudáveis e seguros. Vale observar que, ao se referir a saúde e segurança, as tendências de consumo apontam para uma preocupação de mão dupla. Os consumidores, cada vez mais, buscam se alimentar daquilo que contribua com sua saúde e que, ao mesmo tempo, não coloque em risco as pessoas que trabalham na produção nem o meio-ambiente. 

É nesse sentido – e em alta velocidade – que a pesquisa e o desenvolvimento nessa área avançam, sempre buscando novas soluções biológicas e tecnológicas para melhorar a eficácia dos produtos tanto na contribuição que trazem para as plantas como nos processos de aplicação. 

Em síntese, os bioinsumos representam um dos recursos fundamentais do futuro da agricultura, mas eles não estão sozinhos. Combinados com outras tecnologias, como agricultura de precisão e manejo integrado de pragas, eles estão ajudando a criar um panorama completamente novo para o agronegócio. À medida que nossos conhecimentos avançam, as lavouras estão se tornando mais sustentáveis, resilientes e produtivas.

A Agrivalle faz parte disso e contribui com uma série de produtos desenvolvidos com base no propósito “vida que gera vida”. São biofertilizantes  (Algon, Implanta e Raizer), biofungicidas (Twixx-a e Shocker), inseticidas microbiológicos (Auin CE e Gr-inn) e vários outros. Entre em contato com nossa equipe, vamos te ajudar a levar o futuro da agricultura para sua plantação.

Posts Relacionados

A importância da biodiversidade na agricultura

Já faz algum tempo que o vocabulário agrícola incorporou termos como sustentabilidade, reflorestamento e economia verde. Podemos dizer, sem receio, que isto é uma evidência ...
Leia mais →

ESG no agronegócio – um divisor de águas

A sustentabilidade se impõe a cada dia no ambiente agrícola. De um lado a consciência de muitos produtores, do outro, a pressão do mercado, e, ...
Leia mais →

Nematoides na plantação de soja

Os nematoides  na plantação de soja representam um dos maiores desafios para os produtores brasileiros. Estes vermes microscópicos se alimentam das raízes das plantas, que ...
Leia mais →